Leitura em família fortalece afetividade


“A leitura em família ajuda a desenvolver na criança o hábito da leitura, além de ser um momento de encontro e carinho.”

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012


CONCLUSÃO

Um leitor competente sabe selecionar dentre os textos que circulam socialmente, aqueles que podem atender às suas necessidades, conseguindo estabelecer as estratégias adequadas para abordar tais textos. O leitor competente é capaz de ler as entrelinhas, identificando, a partir do que está escrito elementos implícitos, estabelecendo relações entre o texto e seus conhecimentos prévios ou entre o texto e outros textos já lidos.
Assumir a tarefa de formar leitores impõe à escola a responsabilidade de organizar-se em torno de um projeto educativo comprometido com a intermediação da passagem do leitor de textos facilitadores (infantis ou infanto-juvenis) para o leitor de textos de complexidade real, tal como circulam socialmente na literatura e nos jornais.
O professor preocupa-se com a diversidade das práticas de recepção de textos: não se lê uma notícia da mesma forma que se consulta um dicionário; não se lê um romance da mesma forma que se estuda.
Nos dias de hoje, parece-nos inegável a importância da leitura e de saber ler, para que os cidadãos se integrem plenamente na vida quotidiana, em termos profissionais e em termos de lazer.
 A formação de crianças leitoras começa muito cedo, sendo a família a primeira instituição a promover e a colaborar nessa formação. Alguns estudos põem em evidência o papel desempenhado pela família da criança,  na formação do gosto pela leitura e de hábitos de leitura. O adulto pode ser um intermediário afetivo, entre a criança e o texto, tornando deste modo o momento da leitura num momento de grande sensibilidade e de grande ternura.
A família deve promover e facilitar o contato da criança com o livro e com outros materiais impressos, despertando nela o desejo e a curiosidade de ler e fazendo da leitura uma rotina de prazer.
Concluímos que o incentivo a leitura com o apoio da família  possibilita que a criança desenvolva o hábito da leitura de maneira continua e participativa, favorecendo as emoções, o imaginário, o prazer, a fantasia. No processo de ensino aprendizagem, a leitura é fundamental, pois contribui para o desenvolvimento do potencial crítico do aluno.
A partir do projeto foi proporcionada uma rica experiência, no qual pudemos desenvolver, a partir da realidade que encontramos, procurando aliar a nossa teoria acadêmica ao cotidiano escolar.
O projeto propiciou a Escola, novas proposta para trabalhar com alunos que apresentam dificuldades na aprendizagem da leitura, além de, ter contribuído para o encontro das famílias. O projeto resultou numa possibilidade de melhoria na aprendizagem da leitura, pois sugeriu aos professores meios para amenizar as dificuldades encontradas nos alunos. Além de fazer com que se repensasse o modo de aplicar os métodos e procedimentos, a fim de alcançar os objetivos esperados.
Na certeza de que o aluno precisa ser estimulado para que adquira as habilidades e competências necessárias a sua formação escolar e humana, assimilando conhecimentos de forma mais prazerosa e com mais segurança, obtido pelas pessoas que mais a amam, a sua família.
É bem verdade que a partir do projeto tivemos momentos onde tivemos a  oportunidade de proporcionar ao aluno momentos de reflexão e pensamento crítico, fazendo-o perceber que é capaz de transformar a sua realidade, a partir do domínio dos conhecimentos que adquire.
O esforço, dedicação e comprometimento do grupo nos levou a  resultados significativos vistos através dos gráficos
 Acreditamos que a melhor forma de fazer deste mundo um lugar melhor, com cidadãos, é fazer com que os alunos sintam-se capazes de transformá-lo, a partir do conhecimento que adquirem.
A leitura que o aluno pode fazer da realidade em volta, vai além do mundo de letras escritas e impressas, o carinho, afeto e segurança da família leva-os ao mundo da leitura crítico-reflexiva, que transforma a si mesmo, o mundo e a sociedade.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012


METODOLOGIA

Todo ser humano precisa desde cedo, desenvolver capacidade intelectual cognitiva, bem como saber conviver em grupo.
Quando pensamos sobre a espontaneidade com que o amor a leitura foi transmitida de uma geração para outra através do compartilhamento social da literatura, tanto pelos professores quanto pelos pais, ficamos espantados por saber que algumas pessoas ainda não descobriram o poder desse comportamento. Temos plena convicção de que nunca superaremos a necessidade de compartilhar experiências de leitura, principalmente de leitura em voz alta.
A Escola Municipal José Tavares decidiu trabalhar com as crianças do ensino fundamental para contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento de habilidades no campo da leitura, despertar a criatividade, a imaginação e o crescimento cognitivo necessário ao desenvolvimento pleno do aluno.
Desse modo os educadores desenvolvem estratégias que favoreçam o hábito da leitura utilizando as Sacolas da Leitura em família.
É visível que as crianças não apresentam o hábito da leitura na escola e em casa, devido a grande dificuldade em obter os livros para essa prática. Livros são algo supérfluo, para uma grande maioria, haja vista o alto preço e a necessidade de adquirir comida e outros; e também os pais que não costumam ler histórias para os filhos porque seus pais também não liam, fazendo assim uma grande bola de neve, que deve ser derretida por nós educadores.
O desenvolvimento de interesses e hábitos pela leitura é um processo constante que começa no lar. Possuir livros em casa, ler em voz alta histórias para os filhos e demonstrar interesse pela leitura é um dos importantes papéis dos pais na formação do hábito de ler.
Para isso confeccionamos sacolas da leitura em família, onde colocamos livros de histórias infantis; caderno para anotações; materiais de artes para a confecção da história (cartaz, desenhos, fantoches e outros) e panfleto explicativo a respeito do projeto de leitura.
As sacolas foram distribuídas nas salas de aula para os professores titulares, e eles distribuem aos alunos e controlam das mesmas (duas para cada  turma), para que levem para casa e leiam as histórias com alguém da família.
Dentro da sacola a família encontra três obras da literatura infantil. A família escolhe dentre as três obras uma para a leitura e apresentação no palco ou cantinho da leitura.
Para a apresentação, o aluno e a família mostram para a turma a história escolhida em forma de cartazes, ou fantoches, ou dramatização, ou simplesmente relatando a sua experiência em ler com a família.
Tudo é registrado no caderninho de anotações que volta para a sacolinha ao final de cada apresentação.
Ficou combinado que cada família deixará sua marca na sacolinha (uma foto, um laço, um botão) demonstrando assim o carinho da família pela sacolinha e pela leitura.
Os cartazes, desenhos, fantoches e outros produzidos pela família ganham um cantinho especial na sala de aula.
Os livros da sacola são trocados a cada nova dupla, pelos alunos, no cantinho da leitura.
A avaliação é feita através de um processo contínuo e oportunamente retomado para diagnosticar avanços e sanar as possíveis dificuldades, levando em consideração tudo aquilo que o participante efetivamente realizar; Além de acompanhamento de frequência de reuniões e encontros na escola, bem como acompanhamento de atividades realizadas no dia-a-dia da sala de aula.
Vale ressaltar que as apresentações também acontecem nos nossos momentos festivos e horários cívicos a fim de aproximar ainda mais a família da escola.
Para melhor explorar o cantinho da leitura foi reservado um lugar na sala de aula com diferentes gêneros textuais, poesias, músicas, histórias em quadrinhos e produção independente do próprio aluno, bem como também um palco para  incentivar o hábito de ler e desenvolver seus textos.

OBJETIVOS

Fortalecer os laços afetivos, aproximando pais e filhos, através da leitura no ambiente escolar e familiar.
Fomentando o gosto pela leitura desde o início das etapas de escolaridade, com o incentivo da família, que é fundamental, pois será o mediador entre a criança, o livro e a escola, além de ser o elemento facilitador no processo de inter-relação, de socialização e senso de coletividade para a construção de alunos que questionem e que transformem a sociedade.
Isso se dará com atividades que possam:
- Despertar  e incentivar o interesse pela leitura;
-Desenvolver atividades que possam aproximar o aluno e a família da leitura;
-Perceber que a leitura constitui-se numa fonte de informação, de conhecimento e de prazer para toda a família.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012


JUSTIFICATIVA

Os alunos desenvolvem-se com resultados melhores na escola quando tem contato com os livros diariamente.
A família desempenha um papel importante se ler em voz alta para seus filhos e se ajudarem as crianças a gostar de livros.
Os alunos aprendem mais facilmente a ler, se as pessoas da família lhe derem atenção e conversarem bastante com elas. Quanto mais atenção recebem e quanto mais correta e variada for a linguagem da família será melhor para a criança.
Levar o livro até a família e desenvolver interesse pela leitura. Pensando nisso, resolvemos trabalhar com os alunos o projeto LEITURA EM FAMÍLIA, onde o diferencial será levar para a casa do aluno, um material adequado à sua leitura,  com isso trazer a família para trocar essa experiência com a escola, fazendo com que os pais   também se envolvam com a atividade, visando assim proporcionar momentos agradáveis a toda família e motivar a leitura.
É bem comum ouvimos em reuniões pedagógicas, encontros e momentos de analises de resultados e desempenho escolar que a família não acompanha, não ajudam e que é por isso que as notas de alunos A, B e C vão mal. Os alunos precisam de alguém que lhe expirem segurança e ao mesmo tempo o afeto e carinho para os auxiliarem.
Então resolvemos unir nossas ideias, criatividade, e força para incentivar a leitura e aproximar a família do aluno, a fim de resolvermos dois problemas graves e sérios que acompanham as escolas de um modo geral: leitura e acompanhamento da família. Além de propiciar um momento de afeto, troca de conhecimento e lazer nos momentos em que a família se encontra seja em casa ou na escola no palco e no cantinho da leitura.

INTRODUÇÃO

A leitura está presente em nossas vidas de forma muito intensa, pois está associada a muitas de nossas atividades, seja de trabalho, lazer ou mesmo de nossa rotina cotidiana.
O papel da escola é permitir que os alunos adquiram gosto  pela leitura e formem um bom senso crítico, encontrando meios de pensar ou refletir sobre as coisas do mundo no qual estão inseridos.
O projeto leitura em família é a união de soluções para tentar sanar dois graves problemas que estão dentro da escola: dificuldades na leitura e interpretações de texto e a falta de acompanhamento dos pais dos alunos.
Promover a leitura e o gosto pelos livros e ao mesmo tempo aproximar a família do dia-a-dia do aluno e da escola é uma tarefa bem difícil para os professores, até mesmo para os mais dedicados, pois o incentivo da família é fundamental para esse processo.
O envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos tem sido apontado como principal fator de sucesso no que se refere ao desenvolvimento acadêmico do aluno. Tornando assim a família como instituição extremamente importante no processo de aprendizagem, por isso é necessário fortalecer os laços afetivos, aproximando pais e filhos, através da leitura no ambiente escolar, despertando e incentivando o interesse pela leitura; desenvolvendo atividades que possam aproximar o aluno e a família da leitura.
É preciso perceber que a leitura constitui-se numa fonte de informação, de conhecimento e de prazer para toda a família.
Fomentar o gosto pela leitura desde o inicio das etapas de escolaridade, onde a família é a principal envolvida e fundamental nesse processo, sendo mediador entre a criança, o livro e a escola.
Todos os alunos da Escola Municipal José Tavares de Macêdo participam do projeto, incentivados por toda a equipe escolar.
O projeto iniciou em fevereiro deste ano com a apresentação a equipe escola e se realizará até o final do ano letivo, afim de que todos possam participar num processo de inter-relação, de sociabilização através da roda, do ouvir histórias, do comentar a história, de recontar a história, entre outras atividades, por intermédio da coletividade, do ouvir o outro, do  falar, e do expressar-se.
Trabalhando a literatura para promover a aprendizagem e constituição de sujeitos questionadores e capazes de transformar a sociedade.