INTRODUÇÃO
A
leitura está presente em nossas vidas de forma muito intensa, pois está associada
a muitas de nossas atividades, seja de trabalho, lazer ou mesmo de nossa rotina
cotidiana.
O
papel da escola é permitir que os alunos adquiram gosto pela leitura e formem um bom senso crítico,
encontrando meios de pensar ou refletir sobre as coisas do mundo no qual estão
inseridos.
O
projeto leitura em família é a união de soluções para tentar sanar dois graves
problemas que estão dentro da escola: dificuldades na leitura e interpretações
de texto e a falta de acompanhamento dos pais dos alunos.
Promover
a leitura e o gosto pelos livros e ao mesmo tempo aproximar a família do
dia-a-dia do aluno e da escola é uma tarefa bem difícil para os professores,
até mesmo para os mais dedicados, pois o incentivo da família é fundamental
para esse processo.
O envolvimento dos pais na vida escolar dos
filhos tem sido apontado como principal fator de sucesso no que se refere ao
desenvolvimento acadêmico do aluno. Tornando assim a família como instituição
extremamente importante no processo de aprendizagem, por isso é necessário fortalecer
os laços afetivos, aproximando pais e filhos, através da leitura no ambiente
escolar, despertando e incentivando o interesse pela leitura; desenvolvendo
atividades que possam aproximar o aluno e a família da leitura.
É
preciso perceber que a leitura constitui-se numa fonte de informação, de
conhecimento e de prazer para toda a família.
Fomentar
o gosto pela leitura desde o inicio das etapas de escolaridade, onde a família
é a principal envolvida e fundamental nesse processo, sendo mediador entre a
criança, o livro e a escola.
Todos
os alunos da Escola Municipal José Tavares de Macêdo participam do projeto,
incentivados por toda a equipe escolar.
O
projeto iniciou em fevereiro deste ano com a apresentação a equipe escola e se
realizará até o final do ano letivo, afim de que todos possam participar num
processo de inter-relação, de sociabilização através da roda, do ouvir
histórias, do comentar a história, de recontar a história, entre outras
atividades, por intermédio da coletividade, do ouvir o outro, do falar, e do expressar-se.
Trabalhando
a literatura para promover a aprendizagem e constituição de sujeitos
questionadores e capazes de transformar a sociedade.
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