Leitura em família fortalece afetividade


“A leitura em família ajuda a desenvolver na criança o hábito da leitura, além de ser um momento de encontro e carinho.”

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012


CONCLUSÃO

Um leitor competente sabe selecionar dentre os textos que circulam socialmente, aqueles que podem atender às suas necessidades, conseguindo estabelecer as estratégias adequadas para abordar tais textos. O leitor competente é capaz de ler as entrelinhas, identificando, a partir do que está escrito elementos implícitos, estabelecendo relações entre o texto e seus conhecimentos prévios ou entre o texto e outros textos já lidos.
Assumir a tarefa de formar leitores impõe à escola a responsabilidade de organizar-se em torno de um projeto educativo comprometido com a intermediação da passagem do leitor de textos facilitadores (infantis ou infanto-juvenis) para o leitor de textos de complexidade real, tal como circulam socialmente na literatura e nos jornais.
O professor preocupa-se com a diversidade das práticas de recepção de textos: não se lê uma notícia da mesma forma que se consulta um dicionário; não se lê um romance da mesma forma que se estuda.
Nos dias de hoje, parece-nos inegável a importância da leitura e de saber ler, para que os cidadãos se integrem plenamente na vida quotidiana, em termos profissionais e em termos de lazer.
 A formação de crianças leitoras começa muito cedo, sendo a família a primeira instituição a promover e a colaborar nessa formação. Alguns estudos põem em evidência o papel desempenhado pela família da criança,  na formação do gosto pela leitura e de hábitos de leitura. O adulto pode ser um intermediário afetivo, entre a criança e o texto, tornando deste modo o momento da leitura num momento de grande sensibilidade e de grande ternura.
A família deve promover e facilitar o contato da criança com o livro e com outros materiais impressos, despertando nela o desejo e a curiosidade de ler e fazendo da leitura uma rotina de prazer.
Concluímos que o incentivo a leitura com o apoio da família  possibilita que a criança desenvolva o hábito da leitura de maneira continua e participativa, favorecendo as emoções, o imaginário, o prazer, a fantasia. No processo de ensino aprendizagem, a leitura é fundamental, pois contribui para o desenvolvimento do potencial crítico do aluno.
A partir do projeto foi proporcionada uma rica experiência, no qual pudemos desenvolver, a partir da realidade que encontramos, procurando aliar a nossa teoria acadêmica ao cotidiano escolar.
O projeto propiciou a Escola, novas proposta para trabalhar com alunos que apresentam dificuldades na aprendizagem da leitura, além de, ter contribuído para o encontro das famílias. O projeto resultou numa possibilidade de melhoria na aprendizagem da leitura, pois sugeriu aos professores meios para amenizar as dificuldades encontradas nos alunos. Além de fazer com que se repensasse o modo de aplicar os métodos e procedimentos, a fim de alcançar os objetivos esperados.
Na certeza de que o aluno precisa ser estimulado para que adquira as habilidades e competências necessárias a sua formação escolar e humana, assimilando conhecimentos de forma mais prazerosa e com mais segurança, obtido pelas pessoas que mais a amam, a sua família.
É bem verdade que a partir do projeto tivemos momentos onde tivemos a  oportunidade de proporcionar ao aluno momentos de reflexão e pensamento crítico, fazendo-o perceber que é capaz de transformar a sua realidade, a partir do domínio dos conhecimentos que adquire.
O esforço, dedicação e comprometimento do grupo nos levou a  resultados significativos vistos através dos gráficos
 Acreditamos que a melhor forma de fazer deste mundo um lugar melhor, com cidadãos, é fazer com que os alunos sintam-se capazes de transformá-lo, a partir do conhecimento que adquirem.
A leitura que o aluno pode fazer da realidade em volta, vai além do mundo de letras escritas e impressas, o carinho, afeto e segurança da família leva-os ao mundo da leitura crítico-reflexiva, que transforma a si mesmo, o mundo e a sociedade.

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