CONCLUSÃO
Um leitor
competente sabe selecionar dentre os textos que circulam socialmente, aqueles
que podem atender às suas necessidades, conseguindo estabelecer as estratégias
adequadas para abordar tais textos. O leitor competente é capaz de ler as
entrelinhas, identificando, a partir do que está escrito elementos implícitos,
estabelecendo relações entre o texto e seus conhecimentos prévios ou entre o
texto e outros textos já lidos.
Assumir a
tarefa de formar leitores impõe à escola a responsabilidade de organizar-se em
torno de um projeto educativo comprometido com a intermediação da passagem do
leitor de textos facilitadores (infantis ou infanto-juvenis) para o leitor de
textos de complexidade real, tal como circulam socialmente na literatura e nos
jornais.
O professor
preocupa-se com a diversidade das práticas de recepção de textos: não se lê uma
notícia da mesma forma que se consulta um dicionário; não se lê um romance da
mesma forma que se estuda.
Nos dias de hoje, parece-nos inegável a importância da leitura e de
saber ler, para que os cidadãos se integrem plenamente na vida quotidiana, em
termos profissionais e em termos de lazer.
A formação de crianças leitoras
começa muito cedo, sendo a família a primeira instituição a promover e a colaborar
nessa formação. Alguns estudos põem em evidência o papel desempenhado pela
família da criança, na formação do gosto pela leitura e de hábitos de
leitura. O adulto pode ser um intermediário afetivo, entre a criança e o texto,
tornando deste modo o momento da leitura num momento de grande sensibilidade e
de grande ternura.
A família deve promover e facilitar o contato da criança com o livro e
com outros materiais impressos, despertando nela o desejo e a curiosidade de
ler e fazendo da leitura uma rotina de prazer.
Concluímos que o incentivo a
leitura com o apoio da família
possibilita que a criança desenvolva o hábito da leitura de maneira
continua e participativa, favorecendo as emoções, o imaginário, o prazer, a
fantasia. No processo de ensino aprendizagem, a leitura é fundamental, pois
contribui para o desenvolvimento do potencial crítico do aluno.
A partir do projeto foi
proporcionada uma rica experiência, no qual pudemos desenvolver, a partir da
realidade que encontramos, procurando aliar a nossa teoria acadêmica ao
cotidiano escolar.
O projeto propiciou a Escola,
novas proposta para trabalhar com alunos que apresentam dificuldades na
aprendizagem da leitura, além de, ter contribuído para o encontro das famílias.
O projeto resultou numa possibilidade de melhoria na aprendizagem da leitura,
pois sugeriu aos professores meios para amenizar as dificuldades encontradas nos
alunos. Além de fazer com que se repensasse o modo de aplicar os métodos e
procedimentos, a fim de alcançar os objetivos esperados.
Na certeza de que o aluno
precisa ser estimulado para que adquira as habilidades e competências
necessárias a sua formação escolar e humana, assimilando conhecimentos de forma
mais prazerosa e com mais segurança, obtido pelas pessoas que mais a amam, a
sua família.
É bem verdade que a partir do
projeto tivemos momentos onde tivemos a oportunidade de proporcionar ao aluno momentos
de reflexão e pensamento crítico, fazendo-o perceber que é capaz de transformar
a sua realidade, a partir do domínio dos conhecimentos que adquire.
O esforço, dedicação e
comprometimento do grupo nos levou a
resultados significativos vistos através dos gráficos
Acreditamos que a melhor forma de fazer deste
mundo um lugar melhor, com cidadãos, é fazer com que os alunos sintam-se
capazes de transformá-lo, a partir do conhecimento que adquirem.
A leitura que o aluno pode
fazer da realidade em volta, vai além do mundo de letras escritas e impressas,
o carinho, afeto e segurança da família leva-os ao mundo da leitura
crítico-reflexiva, que transforma a si mesmo, o mundo e a sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário