METODOLOGIA
Todo ser humano precisa desde cedo,
desenvolver capacidade intelectual cognitiva, bem como saber conviver em grupo.
Quando pensamos sobre a espontaneidade com
que o amor a leitura foi transmitida de uma geração para outra através do
compartilhamento social da literatura, tanto pelos professores quanto pelos
pais, ficamos espantados por saber que algumas pessoas ainda não descobriram o
poder desse comportamento. Temos plena convicção de que nunca superaremos a
necessidade de compartilhar experiências de leitura, principalmente de leitura
em voz alta.
A Escola Municipal José Tavares decidiu
trabalhar com as crianças do ensino fundamental para contribuir de maneira
significativa para o desenvolvimento de habilidades no campo da leitura,
despertar a criatividade, a imaginação e o crescimento cognitivo necessário ao desenvolvimento
pleno do aluno.
Desse modo os educadores desenvolvem
estratégias que favoreçam o hábito da leitura utilizando as Sacolas da Leitura
em família.
É
visível que as crianças não apresentam o hábito da leitura na escola e em casa,
devido a grande dificuldade em obter os livros para essa prática. Livros são
algo supérfluo, para uma grande maioria, haja vista o alto preço e a
necessidade de adquirir comida e outros; e também os pais que não costumam ler
histórias para os filhos porque seus pais também não liam, fazendo assim uma
grande bola de neve, que deve ser derretida por nós educadores.
O
desenvolvimento de interesses e hábitos pela leitura é um processo constante
que começa no lar. Possuir livros em casa, ler em voz alta histórias para os
filhos e demonstrar interesse pela leitura é um dos importantes papéis dos pais
na formação do hábito de ler.
Para
isso confeccionamos sacolas da leitura em família, onde colocamos livros de
histórias infantis; caderno para anotações; materiais de artes para a confecção
da história (cartaz, desenhos, fantoches e outros) e panfleto explicativo a
respeito do projeto de leitura.
As
sacolas foram distribuídas nas salas de aula para os professores titulares, e
eles distribuem aos alunos e controlam das mesmas (duas para cada turma), para que levem para casa e leiam as
histórias com alguém da família.
Dentro
da sacola a família encontra três obras da literatura infantil. A família
escolhe dentre as três obras uma para a leitura e apresentação no palco ou
cantinho da leitura.
Para
a apresentação, o aluno e a família mostram para a turma a história escolhida
em forma de cartazes, ou fantoches, ou dramatização, ou simplesmente relatando
a sua experiência em ler com a família.
Tudo
é registrado no caderninho de anotações que volta para a sacolinha ao final de
cada apresentação.
Ficou
combinado que cada família deixará sua marca na sacolinha (uma foto, um laço,
um botão) demonstrando assim o carinho da família pela sacolinha e pela
leitura.
Os
cartazes, desenhos, fantoches e outros produzidos pela família ganham um cantinho
especial na sala de aula.
Os
livros da sacola são trocados a cada nova dupla, pelos alunos, no cantinho da
leitura.
A
avaliação é feita através de um processo contínuo e oportunamente retomado para
diagnosticar avanços e sanar as possíveis dificuldades, levando em consideração
tudo aquilo que o participante efetivamente realizar; Além de acompanhamento de
frequência de reuniões e encontros na escola, bem como acompanhamento de
atividades realizadas no dia-a-dia da sala de aula.
Vale
ressaltar que as apresentações também acontecem nos nossos momentos festivos e
horários cívicos a fim de aproximar ainda mais a família da escola.
Para melhor explorar o cantinho da
leitura foi reservado um lugar na sala de aula com diferentes gêneros textuais,
poesias, músicas, histórias em quadrinhos e produção independente do próprio
aluno, bem como também um palco para
incentivar o hábito de ler e desenvolver seus textos.
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