Leitura em família fortalece afetividade


“A leitura em família ajuda a desenvolver na criança o hábito da leitura, além de ser um momento de encontro e carinho.”

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012


METODOLOGIA

Todo ser humano precisa desde cedo, desenvolver capacidade intelectual cognitiva, bem como saber conviver em grupo.
Quando pensamos sobre a espontaneidade com que o amor a leitura foi transmitida de uma geração para outra através do compartilhamento social da literatura, tanto pelos professores quanto pelos pais, ficamos espantados por saber que algumas pessoas ainda não descobriram o poder desse comportamento. Temos plena convicção de que nunca superaremos a necessidade de compartilhar experiências de leitura, principalmente de leitura em voz alta.
A Escola Municipal José Tavares decidiu trabalhar com as crianças do ensino fundamental para contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento de habilidades no campo da leitura, despertar a criatividade, a imaginação e o crescimento cognitivo necessário ao desenvolvimento pleno do aluno.
Desse modo os educadores desenvolvem estratégias que favoreçam o hábito da leitura utilizando as Sacolas da Leitura em família.
É visível que as crianças não apresentam o hábito da leitura na escola e em casa, devido a grande dificuldade em obter os livros para essa prática. Livros são algo supérfluo, para uma grande maioria, haja vista o alto preço e a necessidade de adquirir comida e outros; e também os pais que não costumam ler histórias para os filhos porque seus pais também não liam, fazendo assim uma grande bola de neve, que deve ser derretida por nós educadores.
O desenvolvimento de interesses e hábitos pela leitura é um processo constante que começa no lar. Possuir livros em casa, ler em voz alta histórias para os filhos e demonstrar interesse pela leitura é um dos importantes papéis dos pais na formação do hábito de ler.
Para isso confeccionamos sacolas da leitura em família, onde colocamos livros de histórias infantis; caderno para anotações; materiais de artes para a confecção da história (cartaz, desenhos, fantoches e outros) e panfleto explicativo a respeito do projeto de leitura.
As sacolas foram distribuídas nas salas de aula para os professores titulares, e eles distribuem aos alunos e controlam das mesmas (duas para cada  turma), para que levem para casa e leiam as histórias com alguém da família.
Dentro da sacola a família encontra três obras da literatura infantil. A família escolhe dentre as três obras uma para a leitura e apresentação no palco ou cantinho da leitura.
Para a apresentação, o aluno e a família mostram para a turma a história escolhida em forma de cartazes, ou fantoches, ou dramatização, ou simplesmente relatando a sua experiência em ler com a família.
Tudo é registrado no caderninho de anotações que volta para a sacolinha ao final de cada apresentação.
Ficou combinado que cada família deixará sua marca na sacolinha (uma foto, um laço, um botão) demonstrando assim o carinho da família pela sacolinha e pela leitura.
Os cartazes, desenhos, fantoches e outros produzidos pela família ganham um cantinho especial na sala de aula.
Os livros da sacola são trocados a cada nova dupla, pelos alunos, no cantinho da leitura.
A avaliação é feita através de um processo contínuo e oportunamente retomado para diagnosticar avanços e sanar as possíveis dificuldades, levando em consideração tudo aquilo que o participante efetivamente realizar; Além de acompanhamento de frequência de reuniões e encontros na escola, bem como acompanhamento de atividades realizadas no dia-a-dia da sala de aula.
Vale ressaltar que as apresentações também acontecem nos nossos momentos festivos e horários cívicos a fim de aproximar ainda mais a família da escola.
Para melhor explorar o cantinho da leitura foi reservado um lugar na sala de aula com diferentes gêneros textuais, poesias, músicas, histórias em quadrinhos e produção independente do próprio aluno, bem como também um palco para  incentivar o hábito de ler e desenvolver seus textos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário